Hezbollah e aliados perdem maioria parlamentar libanesa

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de uma dúzia de candidatos independentes e anti-Hezbollah ganharam assentos parlamentares, muitos pela primeira vez, sinalizando um profundo desejo dos libaneses de mudança na estrutura política moribunda. As Forças Libanesas, um partido majoritariamente cristão e crítico de longa data do Hezbollah e da influência do Irã no Líbano, garantiram 19 assentos.

Todos os 13 candidatos do Hezbollah que concorreram foram eleitos. Mas vários aliados políticos da milícia perderam, incluindo alguns do Movimento Patriótico Livre Cristão, deixando a coalizão liderada pelo Hezbollah com 61 assentos na legislatura de 128 membros.

O professor Habib Malik da Universidade Libanesa Americana disse que esperava que a participação dos eleitores tivesse sido mais forte, a fim de ver um maior avanço para as forças da mudança.

“A demonstração das forças da mudança poderia ter sido muito mais eficaz com uma afluência maior. Ainda assim, houve alguns avanços significativos. Alguns nomes proeminentes pró-sírios e pró-Hezbollah caíram. Alguns buracos impressionantes foram perfurados no monólito, se posso colocar dessa forma. Não o suficiente, mas é um começo.”

O aliado do Hezbollah e ex-vice-presidente Elie Ferzli perdeu o cargo que ocupou nos últimos 30 anos. Assim como Talal Arslan, um político druso apoiado pelo Hezbollah derrotado pelo professor universitário Marc Daou, membro do recém-fundado partido político não sectário Takaddom. O cirurgião ocular Elias Jradeh se tornou o primeiro parlamentar da oposição eleito no sul do Líbano, uma região dominada pelo Hezbollah e seu aliado xiita Amal.

Analistas dizem que os dois principais blocos que se opõem - o Hezbollah e as Forças Libanesas aliadas à Arábia Saudita - podem ver mais paralisia política em um momento em que o país precisa desesperadamente de unidade e progresso. Dania Koleilat Khatib, do Instituto Issam Fares da Universidade Americana de Beirute, comenta.

“Acho que haverá paralisia. As Forças Libanesas fizeram muita campanha sobre a questão da soberania, a identidade libanesa, retomando o Líbano do Hezbollah. O saudita olhou para Geagea como o único que pode enfrentar o Hezbollah. Como ele pode entregar isso sem entrar em conflito?”

Ela estava se referindo a Samir Geagea, líder do partido Forças Libanesas. Khatib diz que espera que as forças independentes e anti-Hezbollah trabalhem juntas para ver o início de uma mudança positiva.

As eleições parlamentares ocorreram no contexto dos protestos de 2019 contra a elite dominante do Líbano e da explosão do porto de Beirute em agosto de 2020 que matou mais de 200 pessoas. As Nações Unidas e o Banco Mundial culpam a elite dominante do Líbano pelo colapso econômico do país.

Fontes