Hamas pede mais tempo para analisar plano de Trump para Gaza
3 de outubro de 2025
Nessa sexta (3), o Hamas solicitou um prazo maior para avaliar o plano de paz proposto por Donald Trump para a Faixa de Gaza. Nesta sexta-feira, a ONU declarou que, após uma nova ordem de evacuação da Cidade de Gaza, não há lugar seguro para os palestinos.
"O Hamas segue em consulta sobre o plano de Trump (...) e informou aos mediadores que as consultas continuam e que é necessário mais tempo", afirmou um alto comandante do Hamas à agência de notícias AFP, sob condição de anonimato.
Mais cedo nesta sexta-feira, Mohamad Nazal, integrante do comitê político do grupo terrorista que controla Gaza, declarou que o plano contém aspectos preocupantes: "Estamos em contato com os mediadores e com as partes árabes e islâmicas, e levamos muito a sério a possibilidade de alcançar um acordo. Em breve anunciaremos nossa posição".
Trump declarou em uma publicação na rede Truth Social que o Hamas enfrentará um "inferno total" se não aceitar seu acordo até as 19h deste domingo (5), horário de Brasília.
Afirmou que seu plano de paz para terminar o conflito na Faixa de Gaza, divulgado na segunda-feira (29), representa a última oportunidade para os militantes do grupo terrorista palestino, qualificado como uma "ameaça implacável e violenta", terem suas vidas preservadas.
Trump também solicitou que "palestinos inocentes" evacuem uma região não especificada, em previsão de um possível ataque às forças remanescentes do Hamas.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Hamas pede mais tempo para analisar plano de Trump para Gaza — Universo Online, 3 de outubro de 2025
- ((pt)) Hamas pede mais tempo para analisar o plano de paz de Trump para Gaza após ultimato — G1, 3 de outubro de 2025

