Hamas e Israel assinam acordo de paz
8 de outubro de 2025
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciaram em suas redes sociais que o Hamas e Israel assinaram a primeira parte do acordo de paz proposto pelo governo dos Estados Unidos na semana passada.
"Com a aprovação da primeira fase do plano, todos os nossos reféns serão repatriados. Este é um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral para o Estado de Israel", escreveu Netanyahu.
Ontem completaram-se dois anos do início da guerra pelo Hamas, que invadiu comunidades israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza, matando mais de 1.200 pessoas e levando mais de 200 reféns, muitos dos quais morreram e já foram devolvidos em trocas de prisioneiros ao longo dos últimos meses. Mais de 900 soldados israelenses também morreram durante o conflito.
Já na Faixa de Gaza, administrada pelo grupo terrorista Hamas, o número de mortos continua incerto, mas algumas informações do Hamas apontam mais de 60 mil fatalidades e a destruição de quase toda a infraestrutura do pequeno território palestino.

