Hamas deve rejeitar mapa proposto pelos Estados Unidos para retirada de tropas em Gaza
4 de outubro de 2025
Nesse sábado (4), o mapa apresentado pelos Estados Unidos para a redistribuição inicial das forças israelenses em Gaza indica linhas de controle israelenses mais extensas, o que provavelmente resultará em resistência por parte do Hamas.
Segundo um mapa divulgado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no Truth Social, as forças israelenses ficariam a até 6,5 quilômetros ao sul de Gaza, 2 quilômetros ao centro de Gaza e 3,5 quilômetros ao norte de Gaza após a liberação de todos os 48 reféns.
A imagem ilustra um crescimento considerável no domínio israelense sobre a faixa de Gaza, em relação ao mapa apresentado aos mediadores ao Hamas em julho médio. Nesse mapa, a linha de controle israelense mais profunda se estendia 1,6 km para dentro de Gaza, conforme um mapa divulgado na época.
Ainda assim, o Hamas tentou afastar ainda mais as linhas israelenses.
Na declaração feita na sexta-feira, o Hamas declarou que o grupo "afirma sua prontidão para entrar imediatamente em negociações por meio de mediadores para discutir os detalhes deste acordo".
"O movimento também renova seu acordo para entregar a administração da Faixa de Gaza a um órgão palestino de independentes (tecnocratas), com base no consenso nacional palestino e no apoio árabe e islâmico", afirmou o Hamas.
O Hamas reagiu a um plano de paz de 20 pontos apresentado por Trump na Casa Branca na segunda-feira, em conjunto com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
Trump e o gabinete de Netanyahu reagiram de forma positiva à declaração do Hamas. "Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos retirar os reféns com segurança e rapidez! Neste momento, é muito perigoso fazer isso", publicou Trump no Truth Social, e disse que "já estamos discutindo os detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito buscada no Oriente Médio".
Trump acrescentou em um discurso em vídeo publicado posteriormente no Truth Social: "Este é um grande dia. Veremos como tudo vai acabar. Precisamos dar a palavra final em termos concretos".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Hamas deve rejeitar mapa proposto pelos EUA para retirada de tropas em Gaza — CNN Brasil, 4 de outubro de 2025
- ((en)) Hamas agrees to release all Israeli hostages, pending conditions — NBC News, 4 de outubro de 2025

