Há 5 anos, OMS declarava a COVID-19 como pandemia

11 de março de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Em 11 de março de 2020, a OMS fez o anúncio que mudou a história da humanidade para sempre: a COVID-19, surto causado pelo coronavírus, era oficialmente uma pandemia. A notícia veio em um momento de caos, quando o vírus já começava a se espalhar rapidamente pelo mundo e a vida de todos estava prestes a mudar.
Nos anos seguintes, a doença levou cerca de 15 milhões de vidas, direta ou indiretamente, e mudou os hábitos da população. De lockdowns a máscaras obrigatórias, as pessoas tiveram que se adaptar a uma nova realidade. E o medo de um vírus desconhecido causou um pânico generalizado.
Embora a OMS tenha anunciado, em maio de 2023, que a emergência internacional estava oficialmente encerrada, a organização informa que a pandemia nunca foi "retirada" como classificação.
Hoje, cinco anos depois, a vida já está mais tranquila. As máscaras, que foram símbolos dessa luta, não são mais obrigatórias. Além disso, no Brasil, o álcool líquido 70% deixou de ser comercializado a partir de 2024.
Obviamente, a pandemia deixou suas marcas. Mas, aos poucos, o mundo se ajusta a uma nova normalidade. O impacto foi enorme, mas a humanidade seguiu em frente.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Maria Beatriz Melero. OMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19; entenda por quê — CNN, 11 de março de 2025
- ((pt)) Roberto Peixoto. Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril — g1, 5 de abril de 2024
- ((pt)) Luana Cataldi. Cinco anos da pandemia: como a covid-19 transformou o mundo para sempre — exame., 11 de março de 2025