Grupo de ataque da Marinha dos EUA segue em direção ao Oriente Médio “sem demora”

17 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Nimitz está se deslocando para o Oriente Médio "sem demora" em meio ao crescente conflito entre Tel Aviv e Teerã, disse uma autoridade americana à CNN.
O Nimitz já deveria substituir o outro grupo de ataque no Oriente Médio, o Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Carl Vinson. A autoridade americana disse que o Nimitz está se deslocando para a região "dentro da janela de tempo prevista", substituindo o Vinson, mas agora cancelará uma escala previamente agendada para agilizar sua chegada.
Há poucos dias, o Nimitz realizava operações de voo de rotina no Mar da China Meridional, de acordo com um comunicado da Marinha.
O Vinson está em operação há cerca de sete meses. Não está claro por quanto tempo os dois grupos de ataque se sobreporão no Oriente Médio antes do Vinson retornar ao seu país.
A autoridade americana acrescentou que alguns meios navais capazes de defesa contra mísseis balísticos já presentes no Oriente Médio devem se deslocar para o Mediterrâneo Oriental "nos próximos dias".
Dois navios da Marinha dos EUA interceptaram mísseis em defesa de Israel pelo menos duas vezes no fim de semana, disse a autoridade.
O regime israelense atacou vários bairros residenciais de Teerã, bem como instalações militares e nucleares em outras partes do Irã, na madrugada de sexta-feira.
Vários comandantes militares de alto escalão, cientistas nucleares e dezenas de civis foram mortos nos ataques.
As Forças Armadas Iranianas lançaram várias rodadas de ataques de mísseis de retaliação contra alvos israelenses nos últimos quatro dias.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) US Navy strike group heading toward Middle East “without delay”: Official — IFP Media Wire, 17 de junho de 2025