Grupo de 200 militares dos Estados Unidos vão supervisionar trégua em Gaza, diz AFP
9 de outubro de 2025
Nessa quinta (9), um contingente de 200 soldados dos Estados Unidos monitorará a implementação do acordo de cessar-fogo em Gaza. Autoridades de Washington confirmaram a informação à agência AFP.
"Haverá 200 pessoas em campo. Seu papel será supervisionar, observar e garantir que não haja violações", declarou um alto oficial à imprensa, inicialmente.
Além disso, haverá militares do Egito, Catar, Turquia e, possivelmente, Emirados Árabes Unidos. Um segundo oficial afirmou que "não há intenção de enviar tropas americanas para dentro de Gaza".
Ademais, o embaixador afirmou que Israel manterá um controle no perímetro externo para assegurar que "ninguém consiga invadir suas fronteiras e fazer o que fizeram em 7 de outubro". Ele finalizou dizendo que isso "nunca mais acontecerá".
Mais tarde, o porta-voz do governo anunciou que o exército israelense continuará a controlar cerca de 53% de Gaza.
Osama Hamdan, oficial do Hamas envolvido nas negociações com Israel, divulgou informações sobre o acordo de cessar-fogo firmado na quarta-feira (8), que deverá ser implementado ainda na quinta-feira (9).
Hamdan afirmou à emissora catariana Al-Araby TV que os soldados israelenses deixarão as áreas urbanas de Gaza, como a Cidade de Gaza, Rafah e Khan Younis, na próxima sexta-feira (10).
Ele afirmou que Israel aceitou liberar 1.950 prisioneiros palestinos em troca da liberação dos reféns. No entanto, o oficial afirmou que a troca só acontecerá se Israel anunciar publicamente um acordo de paz para o fim da guerra.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Grupo de 200 militares dos EUA vão supervisionar trégua em Gaza, diz AFP — Universo Online, 9 de outubro de 2025
- ((pt)) Grupo de 200 militares americanos supervisionará trégua em Gaza — IstoÉ, 9 de outubro de 2025
- ((pt)) Gaza terá tropas militares para 'estabelecer segurança' e Israel manterá 53% do território — CBN, 9 de outubro de 2025

