Greta Thunberg se junta a navio de ajuda humanitária com destino a Gaza para desafiar o bloqueio israelense

2 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A ativista climática sueca Greta Thunberg juntou-se no domingo a um grupo de ativistas internacionais a bordo de um navio que partia da Itália para Gaza, em uma missão para entregar ajuda e protestar contra o "cerco" de Israel ao enclave palestino.
O navio, Madleen, operado pela Coalizão Flotilha da Liberdade, partiu do porto siciliano de Catânia na tarde de domingo.
A missão visa romper o bloqueio israelense e entregar ajuda a Gaza, onde quase 19 meses de guerra brutal israelense deixaram grande parte do território em ruínas e sua população precisando urgentemente de assistência.
“Esta missão é sobre humanidade”, disse Thunberg durante uma emocionante coletiva de imprensa antes da partida.
“Estamos fazendo isso porque, independentemente das adversidades, temos que continuar tentando”, disse ela em lágrimas.
Entre os passageiros a bordo do Madleen estão o ator de "Game of Thrones", Liam Cunningham, e Rima Hassan, uma deputada francesa de ascendência palestina do Parlamento Europeu.
Hassan foi impedida de entrar na Palestina ocupada devido à sua oposição declarada à campanha militar de Israel em Gaza.
A viagem deve durar sete dias, desde que não seja interceptada.
Thunberg, conhecida mundialmente por sua defesa do clima, havia planejado inicialmente se juntar a uma missão anterior da Flotilha da Liberdade em maio.
Essa iniciativa anterior foi interrompida quando outro navio, o Conscience, foi danificado no que o grupo disse ter sido um ataque de drones por Israel enquanto navegava em águas internacionais perto de Malta.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Greta Thunberg Joins Gaza-Bound Aid Ship to Challenge Israeli Blockade — Tasnim News Agency, 2 de junho de 2025
- ((en)) Climate activist Greta Thunberg joins aid ship sailing to Gaza — CNN, 2 de junho de 2025