Governo militar de Mianmar comemora 75º aniversário da independência

Fonte: Wikinotícias
Min Aung Hlaing em 2017

4 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Líder Supremo do Governo Militar de Mianmar expressou sua gratidão aos países que apoiaram a posição de seu país por ocasião do 75º aniversário da independência de Mianmar hoje (4).

Min Aung Hlaing, Comandante Supremo do Governo Militar de Mianmar, disse em seu discurso no Dia da Independência naquele dia: “Sou grato à comunidade internacional e aos países, instituições e indivíduos da região por cooperarem positivamente conosco em meio a todas as pressão, críticas e ataques”.

“Trabalharemos juntos para a estabilidade e o desenvolvimento das fronteiras”, disse o Comandante Supremo Hlaing, que está trabalhando em estreita colaboração com os países vizinhos, especialmente China, Índia, Tailândia, Laos e Bangladesh.

O Comandante Supremo Hlaing anunciou uma anistia para 7.012 prisioneiros por ocasião do Dia da Independência. No entanto, não ficou imediatamente claro se os presos políticos seriam libertados.

Em 1º de fevereiro de 2021, os militares de Mianmar derrubaram o governo liderado por Aung San Suu Kyi por meio de um golpe e detiveram autoridades, incluindo Suu Kyi, enquanto reprimiam protestos exigindo democracia.

O Conselho de Segurança da ONU adotou recentemente uma resolução pedindo ao governo militar de Mianmar que ponha fim às suas atividades e liberte todos os presos políticos.

Fontes