Governo do Irã promete executar mais manifestantes

Fonte: Wikinotícias

10 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dia depois de anunciar a execução de um manifestante antigoverno, a mídia estatal iraniana disse que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e outros funcionários do governo prometeram continuar reprimindo os distúrbios no país, apesar da condenação generalizada do Ocidente.

Na quinta-feira, a mídia estatal iraniana informou que Mohsen Shekari, de 23 anos, foi enforcado naquela manhã depois de ser condenado por bloquear uma rua e atacar um membro da força de segurança em Teerã.

Os tribunais iranianos emitiram pelo menos 10 sentenças de morte para pessoas presas em conexão com os protestos, mas Shekari foi a primeira pessoa executada.

Várias nações responderam anunciando sanções adicionais contra o Irã, incluindo a Grã-Bretanha e a Austrália.

Os Estados Unidos e o Canadá disseram em um comunicado conjunto na sexta-feira que “tomaram ações de sanções coordenadas contra autoridades iranianas relacionadas a abusos dos direitos humanos, incluindo aquelas cometidas como parte da repressão brutal em curso destinada a negar ao povo iraniano seus direitos humanos e liberdades fundamentais”. .”

A Alemanha condenou a execução e convocou o embaixador do Irã em Berlim. Diplomatas europeus disseram que a União Europeia está preparada para finalizar sanções adicionais ao Irã quando os ministros das Relações Exteriores se reunirem na segunda-feira em Bruxelas.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Tuerk, disse a repórteres em Genebra na sexta-feira que considerou a execução "muito preocupante e claramente projetada para causar um efeito assustador no restante dos manifestantes".

Notícia relacionada

Fontes