Governo da Bahia divulga estudo atualizado sobre o negócio e as oportunidades do mercado do leite

Fonte: Wikinotícias

5 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI) disponibiliza mais um trabalho da série Agronegócios em Números, dando destaque, dessa feita, à cadeia produtiva do leite. A publicação reúne informações atualizadas sobre os indicadores do leite na Bahia, no Brasil e no mundo, na busca por sistematizar dados estatísticos do setor que costumeiramente estão dispersos, mas que são fundamentais para a análise e compreensão dessa atividade agropecuária. A série Agronegócio em Números é desenvolvida pela Superintendência de Política do Agronegócio (SPA) da SEAGRI.

Atualmente, a Bahia ocupa o oitavo lugar dentre os estados produtores de leite no Brasil, em lista liderada por Minas Gerais. Já entre os estados do Nordeste, a Bahia é a maior produtora, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (IBGE).

O documento também demonstra que a Bahia vem se qualificando cada vez mais no desenvolvimento da cadeia do leite, o que mostra uma perspectiva de crescimento do setor no estado. O boletim elenca que a Bahia possui, atualmente, plantas industriais já instaladas, rebanho adaptado à região tropical, produção de leite a pasto, mercado em expansão diante de uma realidade de demanda reprimida na produção, acesso ao crédito rural, vocação para atividade, alto controle sanitário do rebanho leiteiro, programas sanitários (brucelose, tuberculose, raiva e aftosa), além de disponibilidade de elevado número de tecnologias adequadas à produção e industrialização.

“Realizamos, constantemente, estudos detalhados das diversas cadeias produtivas do agronegócio na Bahia, buscando conhecer a fundo as realidades de nosso estado, cultura a cultura, e interferindo de forma positiva, qualificada e pontual em cada cenário. Mês passado, disponibilizamos um estudo sobre diversos commodities agrícolas, e agora entregamos esse do leite. Continuamos no trabalho e seguiremos oferecendo ao mercado, aos produtores e à sociedade esses boletins que sempre atualizam o agronegócio e são importantes fontes referenciadas de informações”, comenta o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Costa.

Confira o estudo sobre a cadeia produtiva do leite clicando no link Cadeia_produtiva_do_leite.pdf.

Fonte