Governo cubano acusa Facebook de ajudar dissidentes na ilha

Fonte: Wikinotícias
Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba

11 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Poucos dias antes da Marcha Cívica por el Cambio, convocada pelo projeto Arquipélago, o ministro das Relações Exteriores de Cuba Bruno Rodríguez, acusou o Facebook de permitir que grupos antigovernamentais se instalassem nessa rede social.

Rodríguez disse nesta quarta-feira perante o pessoal diplomático credenciado em Havana que “os grupos privados que se estabeleceram na plataforma do Facebook não só realizam atividades ilegais do ponto de vista legal, alterando logaritmos, alterando o mecanismo de geolocalização para simular a presença massiva em Cuba de pessoas e contas que se sabe residirem fora de nosso país e principalmente na Flórida e nos Estados Unidos ”.

O projeto Arquipélago é coordenado pelo dramaturgo da capital cubana Yunior García e em sua página no Facebook conta ter 16.576 seguidores. García convocou uma marcha em 15 de novembro, o que foi rejeitado pelas autoridades.

“O Facebook poderia ser perfeitamente processado por essas práticas em Cuba”, disse Rodríguez, que mais uma vez acusou os Estados Unidos de promover o descontentamento social no país.

“Não vamos permitir de forma alguma que a persistente agressão do governo dos Estados Unidos, suas intensas e constantes tentativas, exacerbadas nos últimos seis ou oito meses de gerar condições de desestabilização interna, de alterar a tranquilidade e segurança dos cidadãos, de prejudicar a paz social que é característica do povo cubano, de nossa nação, que esta festa nos estrague ”, disse, referindo-se à abertura do país após dois anos de fechamento por causa da pandemia.

Nem o Departamento de Estado, nem o Facebook, nem o ativista Yunior García responderam, até agora, aos pedidos de comentários da Voice of America.

Fonte