Governo colombiano e ELN concordam em continuar negociações no México

Fonte: Wikinotícias

22 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A reunião extraordinária da mesa de negociações de paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN) foi concluída no sábado em Caracas, Venezuela, com uma declaração conjunta que qualificou a reunião como um "equilíbrio bem-sucedido".

Ao ler o comunicado, Elieta González, avalista em nome do México, confirmou que "o segundo ciclo de negociações foi marcado para 13 de fevereiro no México".

A reunião ocorreu na capital venezuelana entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2023. E ocorreu após um embate devido ao anúncio de 31 de dezembro de 2022 para um eventual cessar-fogo, feito pelo presidente colombiano Gustavo Petro; mas ambas as partes já consideraram a crise encerrada.

"A mesa de diálogo aponta que esta reunião extraordinária contribuiu para ratificar e fortalecer os princípios sobre os quais esses diálogos são realizados: os acordos são para cumpri-los, bilateralidade, natureza política, reconhecimento mútuo, confiança e boa fé", disse o comunicado.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou em comunicado oficial o andamento das conversações.

"Apreciamos o alto nível de abertura, sinceridade, vontade política e transparência das partes, com vistas à superação das divergências apresentadas recentemente e que foram tratadas nesta reunião extraordinária", disse Maduro.

A nova rodada pretende abordar "a participação da sociedade na construção da paz" e, a partir deste momento, "começará a ser discutido e acordado um cessar-fogo bilateral", informou González.

A mesa de diálogo tem recomendado que as partes envolvidas mantenham canais de comunicação mesmo que não estejam se reunindo.

A mídia não foi convocada para a reunião privada. Finalmente, os signatários agradeceram aos países contribuidores, como Chile, Cuba, Noruega e México, por sediarem a próxima reunião.

Notícias relacionadas

Fontes