Governo colombiano e ELN ampliam terceiro ciclo de mesas redondas em Cuba

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As delegações do governo colombiano e do Exército de Libertação Nacional (ELN) informaram na quinta-feira que estão estendendo o tempo do terceiro ciclo da mesa de negociações de paz, que está sendo realizada em Havana.

Segundo um comunicado conjunto, esta decisão foi tomada "dada a importância dos temas da agenda que está a ser desenvolvida (participação da sociedade no processo de construção da paz, cessar-fogo, ações e dinâmicas humanitárias)".

As delegações informaram que estão “avançando positivamente em seus trabalhos” e que o encerramento do terceiro ciclo está adiado para 8 de junho.

Há uma semana, as delegações haviam anunciado a continuidade da mesa de negociações, depois que o grupo anunciou uma "pausa" no processo, devido às "contradições" do presidente colombiano, Gustavo Petro.

As delegações do governo colombiano e do ELN conversam em Cuba, onde apresentaram suas propostas de cessar-fogo bilateral. Este é o terceiro ciclo de diálogo, após os encontros na Venezuela e no México, desde o final do ano passado.

Notícias relacionadas

Fontes