Saltar para o conteúdo

Governo Trump anuncia envio de outros 2.000 soldados da Guarda Nacional a Los Angeles

Fonte: Wikinotícias

9 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (9), Sean Parnell, principal porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, anunciou que o governo de Donald Trump enviará mais 2.000 soldados da Guarda Nacional para Los Angeles, Califórnia, a fim de conter os protestos contra a política de imigração estabelecida pelo republicano.

Os reforços vão duplicar o número atual já enviado para atuar na segunda maior cidade dos Estados Unidos. Trump anunciou a convocação dos primeiros 2.000 soldados da Guarda Nacional no sábado (7). No centro de Los Angeles, nos Estados Unidos, manifestantes se manifestam em frente a policiais e membros da Guarda Nacional.

"Por ordem do presidente, o Departamento de Defesa está mobilizando mais 2.000 membros da Guarda Nacional da Califórnia para serem convocados ao serviço federal em apoio ao ICE [o serviço de migração dos EUA] e para permitir que os policiais realizem suas tarefas com segurança", registrou Parnell no X.

A Guarda Nacional é uma força militar de reserva que costuma ser mobilizada em situações de emergência, como desastres naturais, e, em algumas ocasiões, em casos de distúrbios civis. Desde 1965, é a primeira vez que um presidente envia essa força sem que um governador estadual faça o pedido.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, descreveu a ação como imprudente nas redes sociais e "desrespeitosa às nossas tropas". "Não se trata de segurança pública. Trata-se de alimentar o ego de um presidente perigoso", afirmou Newsom.

Nesta segunda-feira, Trump declarou que apoiaria a prisão do governador da Califórnia por obstruir as políticas de imigração do governo. No sábado, dia 7, Tom Homan, ex-secretário de fronteira de Trump, ameaçou prender quem quer que obstruísse as ações de fiscalização de imigrantes no estado, incluindo o governador Newsom e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.