Governo Lula desfaz ações antiaborto de Bolsonaro; CNBB reage

Fonte: Wikinotícias

19 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfez ações antiaborto do ex-presidente Jair Bolsonaro. A primeira ação foi remover a obrigatoriedade dos médicos comunicarem para uma autoridade policial casos de aborto.

Além disso, o país saiu de uma declaração international contra o aborto. Segundo o governo Lula, o documento tem “entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A declaração international também foi assinada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e abandonada pelo atual presidente Joe Biden.

Mediante as ações, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reagiu negativamente: “A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”.

Fontes