Google anuncia demissão de 12 mil empregados

Fonte: Wikinotícias

20 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Google vai demitir 12.000 funcionários, ou cerca de 6% de sua força de trabalho, tornando-se a mais recente empresa de tecnologia a cortar funcionários.

O CEO do Google, Sundar Pichai, que também administra a Alphabet, informou a equipe da gigante do Vale do Silício na sexta-feira sobre os cortes em um e-mail que também foi publicado no blog de notícias da empresa.

É uma das maiores rodadas de demissões na história da empresa e se soma às dezenas de milhares de outras perdas de empregos anunciadas recentemente pela Microsoft, Amazon, Meta, controladora do Facebook, e outras empresas de tecnologia. Só neste mês foram pelo menos 48 mil demissões anunciadas pelas principais empresas do setor.

“Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento espetacular”, escreveu Pichai. "Para igualar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje."

Ele disse que as demissões refletem uma "revisão rigorosa" de suas operações pelo Google.

Os registros regulatórios ilustram como a força de trabalho do Google cresceu durante a pandemia, chegando a quase 187.000 pessoas no final do ano passado, de 119.000 no final de 2019.

Pichai disse que o Google, fundado há quase um quarto de século, estava "destinado a passar por ciclos econômicos difíceis".

“Estes são momentos importantes para aprimorar nosso foco, reformular nossa base de custos e direcionar nosso talento e capital para nossas principais prioridades”, escreveu ele.

Haverá cortes de empregos nos EUA e em outros países não especificados, de acordo com a carta de Pichai.

Somente nesta semana, a Microsoft anunciou 10.000 cortes de empregos, ou quase 5% de sua força de trabalho. A Amazon disse neste mês que cortará 18.000 empregos, embora isso seja uma fração de sua robusta força de trabalho de 1,5 milhão, enquanto a fabricante de software comercial Salesforce demitirá cerca de 8.000 funcionários, ou 10% do total. No outono passado, a Meta, controladora do Facebook, anunciou que estava cortando 11.000 cargos, ou 13% de seus funcionários. Elon Musk cortou empregos no Twitter depois de adquirir a empresa de mídia social no outono passado.

Fontes