General reformado vence primeiro turno das eleições presidenciais tchecas

Fonte: Wikinotícias

15 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com quase todos os votos contados no primeiro turno das eleições presidenciais da República Tcheca, o general reformado do exército Petr Pavel obteve uma vitória apertada sobre o bilionário populista e ex-primeiro-ministro Andrej Babis.

Pavel ganhou 35,39% dos votos no sábado, contra 35% de Babis no campo de oito candidatos. Os dois se enfrentarão em outra rodada de votação em duas semanas.

A professora de economia Danuse Nerudova terminou em terceiro com 13,9% dos votos. Nenhum outro candidato recebeu mais de 7%.

Analistas políticos previam uma disputa acirrada entre Babis, de 68 anos, e Pavel, de 61 anos.

Babis era o principal candidato da oposição, e o analista político e escritor tcheco Jiří Pehe o descreveu como um “oligarca populista” que, segundo ele, “flerta com a orientação política” do presidente húngaro, Viktor Orbán.

Pavel foi ex-presidente do comitê militar da OTAN. Ele e Nerudova eram vistos como os candidatos mais pró-ocidentais e pró-democráticos.

Uma pesquisa recente da Gallup mostra que a corrupção é uma grande preocupação dos eleitores tchecos. Ela mostrou que 74% do público acredita que a corrupção é generalizada no governo, uma crença que tem sido bastante consistente desde 2006.

Do lado positivo, 65% dos entrevistados disseram à Gallup que estão confiantes na honestidade das eleições.

O vencedor da eleição substituirá o atual presidente Milos Zeman, que está completando seu segundo mandato. No governo tcheco, o presidente é eleito pelo voto popular e nomeia o primeiro-ministro.

Fontes