Gana confirma duas mortes pelo vírus Marburg, altamente infeccioso

Fonte: Wikinotícias

17 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesse domingo (17), Gana confirmou oficialmente dois casos de infecção pelo vírus Marburg, que causa uma doença altamente contagiosa semelhante ao Ebola, informou o Serviço de Saúde de Gana.

Em 10 de julho, dois dos falecidos testaram positivo para o vírus, mas os resultados tiveram que ser verificados por um laboratório no Senegal para serem considerados casos confirmados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Em 8 de julho, amostras de sangue de duas pessoas na região de Ashanti (sul) mostraram a presença do vírus Marburg. O Serviço de Saúde de Gana (GHS) disse que as amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur (IDP) em Dakar para confirmar o diagnóstico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença do vírus Marburg é transmitida aos humanos por morcegos frugívoros e se espalha por transmissão direta através de fluidos corporais, superfícies e materiais de indivíduos infectados.

Em setembro de 2021, 42 dias após a detecção de um caso na Guiné, a OMS declarou o fim do primeiro surto do vírus Marburg na África Ocidental.

Fontes