Furacões em série provocam enchentes e mortes no México
12 de outubro de 2025
Um evento devastador está ocorrendo no México que enfrenta um ano excepcionalmente chuvoso, parcialmente alimentado pelos furacões (ciclones tropicais) Raymond, Priscilla e Octave, todos ativos no Pacífico ou no Golfo durante os últimos dias.
Veracruz, ao longo da costa do Golfo, enfrentou rios transbordando que inundaram milhares de casas, forçando quase 900 pessoas a evacuarem para abrigos temporários. Duas mortes, incluindo a de um policial, foram relatadas enquanto equipes de emergência trabalhavam 24 horas por dia para socorrer moradores isolados.
Além das inundações, as chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra que bloquearam estradas e destruíram pontes, tornando muitas áreas inacessíveis às equipes de resgate. No estado central de Querétaro, uma criança morreu em um deslizamento de terra, destacando os perigos generalizados que vão além da simples elevação do nível do mar.
Em seis estados, quase 1.000 quilômetros de estradas sofreram danos, isolando ainda mais comunidades vulneráveis e no auge do desastre, mais de 320.000 pessoas ficaram sem energia elétrica porque a infraestrutura cedeu devido ao clima extremo.
O governo federal destacou mais de 8.700 militares e navais para ajudar nas evacuações, distribuir suprimentos e começar a restaurar os serviços essenciais.
O aumento dos ciclones tropicais nas ultimas semanas na América tropical se deve a um fenômeno conhecido como OMJ que traz uma massa de umidade do Oceano Índico.
Os furacões
Octave: se transformou num furacão em 5 de outubro, mas se extinguiu no mar a 500 quilômetros da costa oeste mexicana em 9 de outubro. Suas bandas de umidade externa interagiram com Priscilla, intensificando as chuvas no centro-oeste mexicano;
Priscilla: foi um furacão entre 5 e 8 de outubro e está ativo atualmente como uma depressão pós-tropical (ciclone extratropical) seguindo para o norte da Baixa Califórnia Sul, de onde seguirá para o Arizona, nos Estados Unidos;
Raymond: não chegou a ser um furacão, mas uma tempestade tropical com ventos de 95km/h e está ativo atualmente sobre o sul a Baixa Califórnia Sul. Suas bandas externas interagiram com Priscilla, aumentando as precipitações.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código]- Restos do furacão Priscilla devem provocar chuvas intensas no Sudoeste dos EU
- Fenômeno OMJ deve aumentar número de furacões e chuvas no final de setembro de 2025
Fontes
[editar | editar código]- Tropical Storms Trigger Deadly Floods, Landslides, and Power Outages Across Mexico: See the Impacts, Meteored
A Rede Meteored permite a cópia e reprodução sob a licença CC BY SA. Revise a licença original em Legal notice/Aviso legal antes de republicar. |

