Furacão Ida se forma no Caribe

Fonte: Wikinotícias
Furacão Ida se forma no Caribe e atinge a Ilha da Juventude, em Cuba

27 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A tempestade tropical Ida que vinha sendo monitorada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos ganhou força na tarde de hoje e se converteu em furacão no Mar do Caribe. Poucos minutos depois do comunicado, o NHC informou que o centro da tempestade atingiu a Ilha da Juventude, localizada no oeste de Cuba.

Com ventos sustentados de 120 quilômetros por hora, e pressão atmosférica de 987 milibares, Ida é um furacão de categoria 1 e deve causar chuvas intensas, deslizamentos de terra e alagamentos por toda a extensão da ilha da Juventude e por Cuba. Alertas de furacão e de tempestade tropical estão em vigor para as províncias de Pinar del Rio e Artemisa, Isla de la Juventud, Matanzas, Mayabeque, e La Habana.

Ida se dirige para o litoral americano do Golfo do México

As previsões indicam que Ida ainda se intensificará até domingo, quando deve atingir a Luisiana como um furacão de categoria 3. O governador do estado, John Bel Edwards, declarou estado de emergência até a próxima semana, e Nova Orleans determinou a evacuação imediata de cidadãos que vivem em área de risco de inundação. No últimos anos, a Louisiana tem sido severamente castigada por furacões. Em 2020, o furacão Laura tocou a terra em Cameron, deixando 30 mortos de saldo, e em 2005, Nova Orleans foi atingida pelo furacão Katrina, o furacão mais danoso na história.

Fontes