Saltar para o conteúdo

Furacão Gabrielle chegará aos Açores como um ciclone pós-tropical

De Wikinotícias

25 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 


Gabrielle hoje, enquanto perdia suas características tropicais

As ilhas dos Açores, Portugal, estão se preparando para a chegada do ex-furacão Gabrielle na madrugada ou amanhã de amanhã (horário local). O sistema chegará às ilhas como um ciclone extratropical após perder suas características tropicais - se tornar pós-tropical.

Hoje ao longo do dia esperava-se que Gabrielle chegasse aos Açores como um furacão de categoria 1, mas o NHC dos Estados Unidos anunciou no final da tarde, em horário brasileiro, que ele havia adquirido características pós-tropicais enquanto serpenteava pelas águas do norte do Atlântico, que são mais frias.

Desde ontem o IPMA de Portugal emitiu alertas que variam do amarelo ao laranja e vermelho para o arquipélago devido a ventos fortes que podem chegar a quase 10 km/h, chuvas intensas e agitação marítima com ondas de 10 metros.

Depois de passar pelos Açores, o sistema deve chegar à Península Ibérica no sábado, mas parte do sudoeste da França também pode sentir os efeitos do ciclone.

Diferenças entre ciclones tropicais e extratropicais

Ciclones tropicais se formam na região dos trópicos, ou seja, mais próximo à linha do Equador, onde as águas mais quentes do oceano tendem a aumentar sua intensidade. Já ciclones extratropicais se formam em regiões de clima mais temperado, como por exemplo no oeste da Europa ou sul da América do Sul, inclusive próximos ao Rio Grande do Sul.

Entre uns e outros, os ventos são um grande diferencial, e enquanto nos ciclones tropicais facilmente eles passam dos 150km/h, isto é raro nos sistemas extratropicais.