Forças paramilitares sudanesas prometem adesão a novo cessar-fogo com o Exército

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares do Sudão prometeram no domingo aderir a um cessar-fogo de curto prazo recém-acordado com o exército sudanês.

"Afirmamos nosso total compromisso com o cessar-fogo... para facilitar a entrega de ajuda humanitária, abrir passagens para civis e fornecer tudo o que possa aliviar o sofrimento de nosso povo", disse o grupo paramilitar em um comunicado.

O exército sudanês e o RSF assinaram um acordo de cessar-fogo de uma semana no sábado, após negociações na cidade saudita de Jeddah. A suspensão dos combates deve entrar em vigor na noite de segunda-feira com um mecanismo de monitoramento apoiado internacionalmente.

Várias tentativas anteriores de negociar uma trégua falharam, com ambos os lados acusando o outro de violá-la.

O novo acordo declara: “Ambas as partes transmitiram aos facilitadores sauditas e americanos seu compromisso de não buscar vantagem militar durante o período de notificação de 48 horas após a assinatura do acordo e antes do início do cessar-fogo”.

Uma declaração dos Estados Unidos e da Arábia Saudita disse: "É sabido que as partes anunciaram anteriormente cessar-fogo que não foram observados. Ao contrário dos cessar-fogo anteriores, o acordo alcançado em Jeddah foi assinado pelas partes e será apoiado por um Comitê De Monitoramento com apoio saudita e internacional."

O Comitê de Monitoramento e Coordenação será composto por três representantes dos Estados Unidos e da Arábia Saudita e três representantes de cada parte.

Fontes