Forças paramilitares sudanesas prometem adesão a novo cessar-fogo com o Exército

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares do Sudão prometeram no domingo aderir a um cessar-fogo de curto prazo recém-acordado com o exército sudanês.

"Afirmamos nosso total compromisso com o cessar-fogo... para facilitar a entrega de ajuda humanitária, abrir passagens para civis e fornecer tudo o que possa aliviar o sofrimento de nosso povo", disse o grupo paramilitar em um comunicado.

O exército sudanês e o RSF assinaram um acordo de cessar-fogo de uma semana no sábado, após negociações na cidade saudita de Jeddah. A suspensão dos combates deve entrar em vigor na noite de segunda-feira com um mecanismo de monitoramento apoiado internacionalmente.

Várias tentativas anteriores de negociar uma trégua falharam, com ambos os lados acusando o outro de violá-la.

O novo acordo declara: “Ambas as partes transmitiram aos facilitadores sauditas e americanos seu compromisso de não buscar vantagem militar durante o período de notificação de 48 horas após a assinatura do acordo e antes do início do cessar-fogo”.

Uma declaração dos Estados Unidos e da Arábia Saudita disse: "É sabido que as partes anunciaram anteriormente cessar-fogo que não foram observados. Ao contrário dos cessar-fogo anteriores, o acordo alcançado em Jeddah foi assinado pelas partes e será apoiado por um Comitê De Monitoramento com apoio saudita e internacional."

O Comitê de Monitoramento e Coordenação será composto por três representantes dos Estados Unidos e da Arábia Saudita e três representantes de cada parte.

Fontes