Saltar para o conteúdo

Foi assim que o eclipse lunar total foi observado em 14 de março

Fonte: Wikinotícias

14 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O eclipse lunar total na manhã de sexta-feira foi o primeiro evento desse tipo desde novembro de 2022. A chamada "lua de sangue" podia ser vista em todo o seu esplendor no sul dos Estados Unidos e na América Central.

Um eclipse lunar total foi visível entre a noite de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira em partes do Hemisfério Ocidental, onde imagens espetaculares de uma lua vermelha podiam ser vistas cruzando o céu.

O fenômeno conhecido como "Lua de Sangue" devido à tonalidade que a Lua adquire ao entrar na sombra da Terra, não é visto desde novembro de 2022, segundo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA). Também será o único de seu tipo que será visível este ano dos Estados Unidos.

A totalidade do eclipse durou pouco mais de uma hora antes que a Lua começasse a emergir da sombra central.

Durante o eclipse, a Lua se moveu através das constelações de Leão e Virgem.

O eclipse lunar total foi visível em grande parte das Américas, mas especialmente no sul dos Estados Unidos, como Califórnia, Arizona, Texas e Nevada. Na América Central, foi visto na Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador.

O último eclipse lunar total ocorreu em 2022, mas o mundo não terá que esperar muito pelo próximo. Um eclipse lunar total ocorrerá durante a noite de 7 a 8 de setembro e será visível na África, Europa, Ásia e Austrália.

Um eclipse parcial ocorrerá no final deste mês, em 29 de março.

Esses fenômenos lunares ocorrem quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham com precisão. A Terra projeta uma sombra que pode obscurecer parcial ou totalmente a Lua.

Durante um eclipse lunar parcial, a sombra da Terra parece cobrir a Lua. Durante um eclipse total, a Lua cheia é coberta e tingida de vermelho acobreado devido à luz solar dispersa que se filtra pela atmosfera da Terra.

De acordo com a NASA, os eclipses lunares e solares ocorrem entre quatro e sete vezes por ano. Um eclipse lunar parcial enfeitou os céus das Américas, África e Europa em setembro passado, com o último eclipse lunar total em 2022.

A lua cheia de março, também conhecida como "Lua das Minhocas", permanecerá oficialmente cheia às 2h55 ET na sexta-feira, disse a NASA.

Ele ficará cheio por cerca de três dias, de quarta-feira à noite a sábado de manhã.