Finlândia suspende embargo de armas à Turquia

Fonte: Wikinotícias

26 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Finlândia retomou as exportações de bens militares para a Turquia, que estavam suspensas desde 2019.

A assessora especial do Ministério da Defesa finlandês, disse ontem (25) à AFP que a licença para exportação de bens militares comerciais emitida desta vez é relativa ao aço para veículos blindados.

A decisão da Finlândia ocorre dois dias depois que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, criticou os protestos anti-turcos em Estocolmo, na Suécia, no dia 23.

Alguns países da União Europeia (UE), incluindo Finlândia e Suécia, proibiram as exportações de armas para a Turquia, que lançou um ataque militar em 2019 em áreas controladas pelos curdos no nordeste da Síria.

O fim do embargo de armas foi uma das condições exigidas pela Turquia nas negociações entre a Finlândia e a Suécia para aderir à OTAN.

Anteriormente, a Suécia encerrou o embargo no final de setembro do ano passado. A Finlândia e a Suécia, que eram neutras desde o final da década de 1940, passaram a aderir à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

A adesão de ambos os países à OTAN requer a aprovação unânime de 30 Estados membros e está atualmente pendente de aprovação pela Hungria e Turquia.

Fontes