Finlândia e Suécia prometem aderir à OTAN ao mesmo tempo

Fonte: Wikinotícias

3 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Finlândia e a Suécia anunciaram repetidamente sua intenção de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ao mesmo tempo.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, e o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, confirmaram isso em uma coletiva de imprensa conjunta realizada após a cúpula em Estocolmo ontem (2).

A primeira-ministra Marin disse: "Não gosto da atmosfera agora que a Suécia parece uma encrenqueira na sala de aula" e disse que tal situação "não é verdade".

O primeiro-ministro Kristersson também disse que o acordo trilateral entre Suécia, Finlândia e Turquia sobre a adesão à OTAN assinado no ano passado ainda estava em conformidade, dizendo: "Embarcamos nesta jornada juntos e estamos juntos na jornada para nos tornarmos membros (da OTAN)".

As observações dos dois líderes vêm quando o governo turco recentemente sugeriu a possibilidade de lidar com a questão da adesão da Finlândia à OTAN separadamente da Suécia.

A Finlândia e a Suécia, que mantinham status neutro desde o final dos anos 1940, estão em processo de adesão à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Notícia relacionada

Fontes