Finlândia aparece como o país mais feliz do mundo

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No último Relatório Mundial da Felicidade, publicado dias atrás, a Finlândia aparece como o país mais feliz do mundo, com a CNN destacando que “pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia é o país mais feliz do mundo.” Em segundo lugar vem a Dinamarca, seguida pela Islândia, Suíça e Países Baixos - todos países da Europa. O primeiro país não-europeu a aparecer é Israel, em 9º lugar, enquanto primeiro país latino-americano da lista é a Costa Rica, em 23º. Em último lugar, como o mais infeliz entre os 146 avaliados, está o Afeganistão.

O Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report) é publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN, em inglês) com base em dados coletados em mais de 100 países (em 2021-22 foram 146) pelo Gallup World Poll e depois analisados e editados por especialistas independentes, que levam em conta seis variáveis: PIB per capita real, assistência social, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas, generosidade e percepções da corrupção.

Desempenho lusófono

Ao longo dos anos, o Brasil tem tido o melhor desempenho entre os lusófonos, seguido de Portugal. No ranking atual, o país latino-americano aparece em 38º lugar, Portugal em 56º e Moçambique em 101º.

Fontes