Filipinas se preparam para aproximação do tufão Mawar (Betty)

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Mawar hoje à leste das Filipinas

As Filipinas, país que tem o maior risco para desastres naturais do planeta, estão em preparação para a aproximação, entre hoje e quarta-feira, do tufão Mawar, renomeado Betty pelo PAGASA quando entrou na área meteorológica das Filipinas na madrugada de sábado.

Não está previsto que o ciclone tropical, que deixou um rastro de destruição em Guam na terça-feira passada, toque terra em território filipino, mas ventos com força de uma tempestade tropical, de cerca de 80km/h, com rajadas de mais de 100, podem ser sentidos em Batanes e norte de Cagayan, incluindo as Ilhas Babuyan. Ventos menos intensos também afetarão Isabela, Apayao, Ilocos Norte, Abra, Kalinga, Província da Montanha, Ifugao, Aurora, Quirino, nordesde de Nueva Vizcay, norte de Catanduanes, nordeste de Camarines Sur, Ilhas Pollilo, norte de Camarines Norte e Ilocos Sur .

Chuvas fortes, com acumulados de 100 a 200mm, estão previstas em Ilocos Norte, Ilocos Sur, La Union, Abra, Benguet, Batanes e na porção oriental das Ilhas Babuyan. A preocupação é com possíveis enchentes e deslizamentos de terra.

Agitação marítima, com ondas que podem passar de 7 metros, está prevista nas áreas costeiras do norte do país.

Conforme o Boletim 11, o PAGASA estima que a aproximação maior de Betty do território filipino aconteça entre a madrugada e início da tarde de quarta-feira, quando estará a 240 km a leste da costa de Itbayat, Batanes.

27.000 membros da Polícia Nacional das Filipinas (PNP) estão à disposição para ajudar autoridades locais em ações de resgate e evacuações.

Notícias Relacionadas

Fontes