Filipinas: Sultan Kudarat planeja crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho do Café de Sultan Kudarat, Filipinas, e outras partes interessadas se reuniram nos dia 25 e 26 de maio na cidade de Koronadal para um workshop de planejamento para a criação do Roteiro do Café Sultan Kudarat 2023-2027. “A indústria do café pode ser um instrumento eficaz para o alívio da pobreza e uma paz duradoura na província”, escreveu o governador Datu Pax Ali Mangudadato em uma carta aos membros do conselho e aos convidados.

Ronan Eugene Garcia, presidente do Sultan Kudarat Coffee Council (SKCC) e do SOCCKSARGEN Coffee Council, disse que o roteiro abordará as lacunas, problemas e preocupações que afetam o setor e impulsionará ainda mais o desenvolvimento da indústria cafeeira local. O roteiro também "descreve a visão, missão, objetivos, estratégias, metas e planos de ação para aumentar o crescimento da indústria cafeeira de 2023 a 2027", trazendo propostas como a criação de um banco de dados do Conselho do Café do Sultão Kudarat e o estabelecimento de uma rede regional de centros cafeeiros para garantir volume e qualidade dos grãos de café, mercado estável e renda sustentável para os cafeicultores/produtores.

Em sua mensagem aos participantes, Garcia enfatizou o domínio do de Sultan Kudarat como o maior produtor de café do país. “Falando em café, há muito tempo somos campeões”, disse Garcia. Citando dados de 2021 da Autoridade de Estatística das Filipinas, ele destacou que a província é responsável por 35% da produção nacional. A região SOCCKSKSARGEN também é a principal região produtora de café nas Filipinas, contribuindo com cerca de 40% da produção anual do país. Da colheita regional, 87% vêm de cafeicultores de Sultan Kudarat.

Os esforços da Província do Sultan Kudarat para receber o título de capital do café ganharam o apoio de agências nacionais, organizações de desenvolvimento, academia, unidades do governo local e outras partes interessadas. Em março, durante o XII Conselho de Desenvolvimento Regional, a Resolução nº 38/2023 foi aprovada "solicitando ao Senado das Filipinas que confira à Província do Sultan Kudarat a designação de Capital do Café das Filipinas".

Fontes