Filipinas: Karding atinge a categoria de supertufão após intensificação explosiva

25 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Noru rapid intensification.gif

O Pagasa das Filipinas anunciou em seu aviso emitido às 08h de hoje (horário local) que o ciclone tropical Karding atingiu a categoria de supertufão (categoria 5, a maior existente, segundo o Joint Cyclone Center) após um período de rápida intensificação explosiva e que um alerta Wind Signal No. 5 (o máximo existente) deve ser emitido nas próximas horas.

Segundo o Pagasa, Karding, chamado Noru no Japão, deve tocar solo na costa norte de Quezon ou na costa sul de Aurora por volta das 20 horas (horário local), mas o "a possibilidade de um desembarque mais cedo (à tarde) ... não está descartada". "O Kargind alcançou a categoria de supertufão às 5h de hoje após um período de intensificação explosiva de 90 km/h em 24 horas", explicou o órgão.

Além de ventos fortes, chuvas de moderadas a intensas são esperadas, "sob essas condições, são esperados deslizamentos de terra dispersos a inundações generalizadas a, especialmente em áreas que são altamente ou muito altamente suscetíveis a esses riscos", alertou o Pagasa.

Rumo ao Vietnã e Tailândia

Trajetória do Karding

Após tocar terra na Filipinas, que atravessará, Karding rumará para o Vietnã, que também atravessará, até chegar à Tailândia.

O Nchmf do Vietnã acompanha com atenção o sistema e ontem pediu que "a todos os cidadãos das províncias centrais que acompanhem regularmente as notícias oficiais no site".

Notícias Relacionadas

Fontes