Ficheiro:Praça da Estação.jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias

Ficheiro original(3 072 × 2 304 píxeis, tamanho: 1,42 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição

Praça da Estação, região central de BH. Foto: Léo Quintino. Junho de 2007.

A praça da Estação está ligada à construção de Belo Horizonte, fundada em 1897 para ser a nova capital de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto. Erguida em 1904, a estação ferroviária era a porta de entrada para os materiais e equipamentos destinados às obras da nova cidade. Oficialmente, seu nome é praça Rui Barbosa, em homenagem ao grande jurista e político baiano. O local é palco de manifestações culturais e políticas, uma tradição desde os anos 1970.

A praça adquiriu o perfil atual com as obras de sua reforma, em 2003, que incluíram a instalação de piso em concreto avermelhado. A pintura do prédio principal da estação, em tons ocre e cinza, deu destaque à torre do relógio e enfatizou as esculturas brancas de figuras femininas no topo — um conjunto que termina com uma elegante cúpula encimada por uma flecha.

No largo em frente ao prédio da estação, encontra-se a estátua Monumento à Terra Mineira, obra em bronze de 1930, de autoria do escultor e arquiteto italiano Júlio Starace. O monumento retrata a conquista de Minas Gerais pelos bandeirantes e homenageia os mártires de Inconfidência — principal movimento contra a Coroa portuguesa. No alto, um homem com a bandeira de Minas Gerais representa o Estado. Ele está de frente para a estação, como a dar as boas-vindas a quem desembarca. Abaixo, há uma inscrição em latim, Montani Semper Liberti (a montanha sempre está livre, na tradução).

No bloco de sustentação, quatro painéis em bronze completam a obra. À frente, representa-se o expedicionário Bruzzo Spinosa. À direita, está o martírio do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e executado na forca, em 1792, no Rio de Janeiro. À esquerda, fica o martírio do minerador Filipe dos Santos, líder de uma revolta contra a Colônia em Ouro Preto, em 1720, também condenado à morte. Na parte de trás, vê-se o bandeirante Fernão Dias Paes, que ajudou a desbravar as terras de Minas Gerais.

Fontes: Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur e Museu de Artes e Ofícios
Data
Origem originally posted to Flickr as Praça da Estação
Autor Léo Quintino
Permissão
(Reutilizar este ficheiro)
Esta imagem, que foi originalmente carregada no Flickr, também o foi no Commons por meio do Flickr upload bot em 18 de maio de 2009, 18:44 por Talk2lurch. Na data citada, a licença da imagem era a que está abaixo.
w:pt:Creative Commons
atribuição
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

0,002514 segundo

6 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual17h20min de 17 de outubro de 2017Miniatura da versão das 17h20min de 17 de outubro de 20173 072 × 2 304 (1,42 MB)VortBotUploading higher resolution from Flickr
18h44min de 18 de maio de 2009Miniatura da versão das 18h44min de 18 de maio de 20091 024 × 768 (433 kB)Flickr upload botUploaded from http://flickr.com/photo/13087965@N05/3046069334 using Flickr upload bot

A seguinte página usa este ficheiro:

Metadados