Feeds de notícias da WMF devem mudar após conflito entre editores e funcionários

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

18 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta semana foi anunciado pela Equipe Técnica da Fundação Wikimedia (WMF) que a partir de segunda-feira (20) a extensão que cria feeds de notícias em diversos projetos da fundação, incluindo o Wikinotícias, será atualizado.

O DynamicPageList (DPL), publicado no MediaWiki em 27 de junho de 2005, só poderá ser executado por dez segundos e exibirá mensagem de erro se demorar mais. Isso ocorre depois de uma interrupção do acesso a todos os projetos em julho, seguido de um conflito entre editores russos e funcionários da Wikimedia.

Esta atualização do DPL é atípica, já que a extensão apresenta erros há muitos anos; inclusive entrando na lista de extensões banidas da WMF. Em 2020, após grande crescimento de publicações no Wikinotícias russo, ela apresentou erros e foi desativada localmente. Na época, várias possíveis soluções foram sugeridas, mas nenhuma atualização ocorreu e a comunidade continuou usando-a posteriormente.

Captura de tela
Captura de tela com erro ao acessar o Wikinotícias e Wikipédia de língua russa em julho de 2021

O administrador Krassotkin foi o responsável pelo aumento significativo de publicações diárias no Wikinotícias russo, fazendo-o ultrapassar um milhão de notícias. Em 26 de julho de 2021, no entanto, um segundo erro ocorreu — desta vez afetando todos os projetos, incluindo a Wikipédia.

Desta vez, o DynamicPageList não foi ativado novamente no Wikinotícias russo e o bugwrangler[1] Aklapper criticou a atuação de Krassotkin: “evite adicionar comentários inúteis que não levem à resolução de problemas ou sugiro educadamente que você passe seu tempo em outro lugar que não aqui”. A notícia "Fundação Wikimedia quebrou o Wikinotícias em russo novamente" (tradução literal) ganhou destaque na página inicial.

Três dias após, em resposta às críticas, Krassotkin escreveu:

“Sempre pensei que os projetos da Wikimedia são projetos coletivos. Todo mundo faz o que sabe melhor. Bem, eu escrevo artigos e robôs de graça e a Fundação Wikimedia (…) mantém servidores, desenvolve software, monitora e avisa se algo der errado. Ao mesmo tempo, todos nós ajudamos uns aos outros, apoiamos uns aos outros. (…) Os programadores e gerentes da Fundação Wikimedia declaram: em um ano ganhamos 100 milhões de dólares, mas nunca devolveremos seu feed de notícias, porque nós ficamos ofendidos por você ter mostrado a todos como trabalhamos mal e por um ano não conseguimos corrigir um bug que todos conheciam…”

Para substituir o DPL, o usuário Krassotkin passou a usar um robô para criar as listas, até que em outubro foi bloqueado globalmente pelo Escritório da WMF que afirmou, em inglês, que “em um caso como este em que os advogados da Fundação determinaram que a ação é obrigatória, o recurso não é possível”.

Ao ser questionada por outros usuários sobre as motivações do bloqueio, a equipe respondeu:

“Devido a restrições legais e de privacidade, não podemos explicar em detalhes toda a investigação, evidências e resultados. (…) Nossa investigação confirmou que as ações do usuário violaram os Termos de Uso da Fundação (Seção 4) e outras políticas.”

Funcionários da Fundação Wikimedia também foram questionados sobre questões linguísticas, já que o usuário afirmou não ter conhecimento da língua inglesa:

“Reconhecemos que os estilos e formas de comunicação estão sujeitos a uma enorme variação cultural. A Fundação possui experiência em língua russa, que utiliza em todos os casos relevantes. (…) Compartilhamos o desejo de que as ações do escritório, por mais raras que sejam, não surpreendam as comunidades locais.”

Dados e carta aberta

Jimmy Wales
Jimmy Wales em julho de 2010

Após toda repercussão, Krassotkin divulgou uma carta aberta para a Wikimedia, onde se desculpa e faz críticas:

“A Fundação não divulga os motivos do bloqueio e suas explicações são tão vagas que nem eu mesmo consigo entender qual dos meus muitos erros está sendo responsabilizado. Sinceramente, depois disso [conflito no Phabricator], foi muito difícil para mim trabalhar em uma atmosfera de medo, sem entender exatamente do que eu era culpado e sem ser capaz de corrigir a situação.”

Na publicação, ele cita as despesas e doações recebidas pela fundação. No último relatório, divulgado em 2020, a WMF possuía receita de 127,2 milhões de dólares e uma despesa anual de US$ 112,5 milhões — todas as doações recebidas são isentas de impostos estaduais e federais dos Estados Unidos.

Esta não é a primeira vez que a despesa com produtos não funcionais é citada, em 2014 o co-fundador Jimmy Wales declarou ter ficado "frustrado com as controvérsias intermináveis sobre o lançamento de software inadequado[,] não desenvolvido com consulta suficiente da comunidade e sem implementação incremental adequada para detectar bugs".

Apesar de ser classificada como “rara”, o Wikinotícias analisou que, até o meio-dia deste sábado (18), mais de quinhentas contas (incluindo de robôs) foram bloqueadas globalmente pelo Escritório da WMF em 2021. Todos os dados a seguir são disponibilizados publicamente no Meta-Wiki.

2021 594
2020 430
2019 115
2018 51
2017 473
2016 494
2015 1420
2014 22
2013 1
2012 3

O maior número de bloqueios de contas ocorreu em 2015; ao todo foram 3.603. Os motivos não são apresentados por "motivos de privacidade".

2021 3
2020 0
2019 3
2018 6
2017 12
2016 255
2015 349

Ao todo, 628 IPs ou faixas de endereços IPs foram bloqueadas, normalmente por um período de tempo menor já que diversas pessoas compartilham o mesmo número. O maior número foi registrado em 2015 também.

Notas

  1. Responsável por verificar os relatos de bugs no Phabricator. Leia mais em mw:Bugwrangler.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
  • ((en)) Tech/News/2021/51 — Meta-Wiki, 18 de dezembro de 2021  
  • Tarefas do Phabricator:
((en)) General site outage caused by ruwikinews usage of DPL: "upstream connect error or disconnect/reset before headers. reset reason: overflow" — Phabricator, 18 de dezembro de 2021  
((en)) Usuários. Decide on the future of DPL — Phabricator, 18 de dezembro de 2021   (acesso)
((en)) Участник:Kaganer/Переписка с Trust & Safety — Wikipédia em russo, 18 de dezembro de 2021  
((ru)) Википедия:Форум администраторов: различия между версиями — Википедия, 18 de dezembro de 2021