Facebook bloqueia página da Wikipédia em português por causa de postagem sobre o Hindenburg

Fonte: Wikinotícias

Reportagem original feita pelo usuário Ixocactus

Em 4 de março de 1936, há 84 anos, acontecia o primeiro voo do dirigível Hindenburg. 14 meses antes de seu fim trágico. (Postada na página Wikipédia em Português em 24 de maio de 2021)

27 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde 24 de maio de 2021, o Facebook bloqueou sem maiores explicações uma página da Wikipédia em Português na rede social que divulga a Wikipédia e auxilia novos editores.

Criada em agosto de 2012 e mantida por voluntários da Wikipédia, a página foi bloqueada depois da postagem de uma efeméride de 4 de março sobre o dirigível Hindenburg. Segundo o Facebook, a postagem faria apologia ao nazismo.

Mesmo não concordando com as acusações infundadas da rede social, os voluntários removeram a publicação por obviamente jamais apoiarem a ideologia genocida.

Ainda assim, a página foi retirada do ar pelo Facebook algumas horas depois do aviso recebido por um dos administradores. Mesmo não dispondo de meios de contato direto e após tentativas infrutíferas, os administradores conseguiram através de terceiros contactar o Facebook por e-mail para tentar recuperar a página. Após inúmeras explicações, o Facebook reconheceu o erro e permitiu o retorno da página.

Mas o calvário não terminou. O link original da página foi desativado e os voluntários tiveram que criar um novo, ficando o original inacessível desde então.

Para piorar, a postagem original do Hindenburg foi republicada pelo Facebook, que a atribuiu a um dos administradores da página que não tinha nenhuma relação com a postagem.

Até 27 de julho, apesar dos contatos insistentes e explicações sem sentido, o Facebook impõe restrições de acesso e publicação à página. Seus administradores não conseguem postar nem interagir com outras páginas e o link original continua inacessível.

Atualmente, a página não tem nenhuma restrição informada nas páginas de controle administrativo. Entretanto, ainda não podemos realizar nenhuma publicação, nem mesmo curtir posts de outras pessoas usando a página. Ao serem informados sobre isso, os funcionários confirmaram que não há mais nenhuma restrição aplicada, mas não informaram porque existe impedimento de publicar na prática. Mantemos o diálogo para entender o que acontece e como essa restrição pode ser retirada por completo.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.