FMI reduz previsão de crescimento econômico global para 3,2%

Fonte: Wikinotícias
Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

27 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou sua previsão de crescimento econômico global deste ano para 3,2%.

Este valor divulgado no relatório World Economic Outlook divulgado pelo FMI no dia 26 é 0,4 ponto percentual inferior à estimativa original.

O FMI citou o aperto da política monetária dos EUA em meio à inflação e a desaceleração econômica da China como as principais razões para a revisão para baixo.

Em particular, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou a taxa de crescimento econômico dos EUA para 2,3%, uma queda de 1,4 ponto percentual em relação à previsão anterior. Isso reflete um declínio mais do que o esperado nos gastos do consumidor, à medida que o Federal Reserve dos EUA acelerou as medidas de austeridade.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também previu que a taxa de crescimento da China será de 3,3%, 1,1 ponto percentual abaixo do original, e apontou que as autoridades chinesas restringiram estritamente a circulação de pessoas como parte da política 'Zero Coronavírus'.

Também reduziu sua previsão de crescimento econômico para os países da União Europeia em 0,2 ponto percentual, para 2,6%, explicando que isso se deve em parte ao efeito da primeira alta de juros do Banco Central Europeu em 11 anos.

Enquanto isso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou a interrupção repentina das exportações de gás da Rússia para a Europa e o agravamento da crise imobiliária na China como fatores de risco adicionais que podem afetar a economia global este ano.

Fontes