FIFA suspende Zimbábue e Quênia por interferência do governo

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) suspendeu as adesões do Zimbábue e do Quênia devido à interferência do governo nas associações de futebol dos países.

As autoridades do Zimbábue dizem que estavam agindo contra a corrupção, incompetência e abuso sexual. A associação de futebol do Zimbábue nega as acusações, que a Fifa diz que devem ser investigadas sem a interferência do governo.

O presidente da FIFA, Giovanni Infantino, anunciou as suspensões em uma coletiva de imprensa transmitida em 24 de fevereiro no site do órgão regulador do futebol.

“Tivemos que suspender duas de nossas associações membros, Quênia e Zimbábue, ambas por interferência do governo nas atividades das associações de futebol desses (países). As associações estão suspensas de todas as atividades de futebol com efeito imediato. Elas sabem o que precisa ser feito para que eles sejam readmitidos ou para que a suspensão seja levantada”, disse ele.

A FIFA suspendeu as associações dos dois países depois que seus governos afastaram os líderes das associações.

Em novembro, o Quênia substituiu a Federação de Futebol do Quênia por um comitê interino, enquanto a Comissão de Esportes e Recreação do Zimbábue (SRC) assumiu o controle da Associação de Futebol do Zimbábue (ZIFA).

A FIFA sustentou que as alegações deveriam ser investigadas internamente, e não pelos governos.

Na sexta-feira, o presidente do SRC do Zimbábue, Gerald Mlotshwa, revidou a FIFA.

“Parece que a FIFA não reconhece as leis do Zimbábue no que diz respeito à corrupção e assédio sexual”, disse ele. “Suas exigências de reintegração constituem uma interferência nas obrigações estatutárias do SRC, bem como nos processos judiciais do país.”

Autoridades do Zimbábue suspenderam a ZIFA em novembro por alegações de corrupção, incompetência e assédio sexual.

As autoridades acusaram os funcionários da ZIFA de desviar fundos da FIFA e do governo para uso pessoal e de buscar favores sexuais de jogadoras e funcionários do sexo feminino.

O conselho suspenso da ZIFA nega todas as alegações e, em dezembro, pediu uma investigação da Comissão de Esportes e Recreação, dizendo que estava realizando uma “caça às bruxas” sob o pretexto de limpar o futebol.

Um advogado da ZIFA se recusou a comentar sobre a suspensão da Fifa, dizendo que eles ainda estão digerindo as declarações do órgão regulador do futebol e da comissão de esportes.

A jornalista esportiva do Zimbábue Hope Chizuzu disse que o conselho suspenso da ZIFA estava pedindo à FIFA que suspendesse o Zimbábue.

“Agora que esse pedido foi concedido, é interessante ver o que acontecerá com o mesmo, porque isso significa simplesmente que o comitê executivo suspenso não pode operar”, disse Chizuzu.

Mlotshwa, da comissão de esportes do Zimbábue, disse que a diretoria da associação de futebol permanecerá dissolvida e que o SRC continuará a administrá-la, apesar da suspensão da FIFA.

“Temos um roteiro bem pensado no Zimbábue para a reforma da administração do futebol no Zimbábue”, disse Mlotshwa. “Enquanto isso, o futebol doméstico continuará normal em todo o país com o apoio do SRC. O comitê executivo da ZIFA e seu secretário geral permanecerão suspensos. O futebol no país será reformado para o benefício de todas as partes interessadas, com ou sem a assistência da FIFA.”

Enquanto estiverem suspensos, o Quênia e o Zimbábue não receberão nenhum financiamento da FIFA, e seus times de futebol não poderão jogar em partidas organizadas pela FIFA ou pela Confederação Africana de Futebol.

Fontes