FIFA e UEFA suspendem a Rússia de todas as provas de futebol

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A FIFA e a UEFA expulsaram as seleções nacionais e as equipas dos clubes da Rússia de todas as provas "até novo aviso", na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A UEFA, que gere o futebol europeu, suspendeu a parceria com o gigante russo de energia Gazprom.

Com esta medida, a seleção masculina, que devia disputar no próximo mês de março o play-off de qualificação para o Mundial de Qatar, fica de fora a principal prova do futebol global a realizar-se em novembro, enquanto a seleção feminina, que já se tinha classificado para o Europeu da Inglaterra, a decorrer em julho, também ficará de fora.

“A FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação nas competições da FIFA e da UEFA até novo aviso”, lê-se no comunicado conjunto.

Ontem, a FIFA anunciou que as equipas russas poderiam continuar a jogar sob o nome de União de Futebol da Rússia, em território neutro, com portões fechados e sem a bandeira e o hino russos.

As reações surgiram rapidamente com o presidente da Federação de Futebol da Polônia a classificar de “totalmente inaceitáveis” essas condições que seriam uma “encenação”.

Ao mudar o seu posicionamento, a FIFA e a UEFA disseram que “o futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia”.

“Ambos os presidentes (Gianni Infantino e Aleksander Ceferin) esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa novamente ser um vetor de unidade e paz entre as pessoas”, conclui o comunicado.

A União Russa de Futebol denunciou a suspensão que considerou de medida “discriminatória”.

“Tem um óbvio carácter discriminatório e prejudica um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e seleções e, mais importante, milhões de adeptos russos e estrangeiros, cujos interesses as organizações desportivas internacionais devem proteger em primeiro lugar”, lê-se no comunicado.

Fonte

  • ((pt)) VOA Português. FIFA e UEFA suspendem a Rússia de todas as provas de futebol — Voz da América <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AFIFA+e+UEFA+suspendem+a+R%C3%BAssia+de+todas+as+provas+de+futebol&rft.au=VOA+Portugu%C3%AAs&rft.btitle=FIFA+e+UEFA+suspendem+a+R%C3%BAssia+de+todas+as+provas+de+futebol&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Voz+da+Am%C3%A9rica&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voaportugues.com%2Fa%2Ffifa-e-uefa-suspendem-a-r%C3%BAssia-de-todas-as-provas-de-futebol%2F6463483.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">