FIA propõe adiar a mudança de pontuação na Fórmula 1 de 2010

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um comunicado da Associação dos pilotos pôs sobreaviso a FIA. Nela, contestou a legalidade de nova regra. "Se não houver unanimidade, a implementação será proposta até 2010".

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) afirmou que pode propor a decisão de aplicar um novo sistema de pontuação em 2010.

A associação de pilotos (Fota) havia enviado um comunicado põe em dúvida a legalidade das novas regras. No escrito, os pilotos encontram eco no Apêndice 5 da Regulação Deportiva e segundo o artigo 199 do Código Desportivo Internacional da FIA se estabelece o seguinte: "Posto a mudança ao sistema aprovado unanimidade pelas equipes e proposta pela FIA não recebeu aprovação, nenhuma alteração pode ocorrer em 2009".

Ele acrescenta:

As mudanças nas normas esportivas e no refere todas as demais regulamentos devem ser publicadas ao menos 20 dias antes da data do início do campeonato.

Horas depois, a FIA, por meio de seu web site, disse o seguinte: "Se, por alguma razão, as equipas de Fórmula 1 estão agora não estão de acordo com o novo sistema, a implementação será proposta até 2010".

A decisão do Conselho Mundial tomou apenas 12 dias do início do Campeonato na Austrália e tanto os pilotos em ativa, liderados pelo campeão por duas vezes do mundo Fernando Alonso, como os aposentados, como o sete vezes campeão alemão Michael Schumacher, assim como a maioria dos diretores de equipe com o presidente da Ferrari, o italiano Luca de Montezemolo, haviam-se mostrado contrários às novas regras.

Fonte