Fórum sudanês e ONU denunciam "atrocidades iminentes" no Sudão
23 de setembro de 2025
O secretário-geral da ONU no Sudão e o porta-voz do Fórum Sudan INGO fizeram um apelo a governos que estão reunidos na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque pedindo atenção especial para a cidade de Al Fasher, no Sudão, devido ao que chamaram de "rápida deterioração da situação" e "atrocidades iminentes", respectivamente.
Segundo um comunicado emitido pelo Fórum, a população civil sofre com ataques mortais de trones que lançam bombas, além da falta de acesso a serviços e itens essenciais, como de saúde e alimentos. "Mercados, hospitais, mesquitas e campos de refugiados têm sido constantemente atacados" em Al Fasher "por partes variadas que pretendem tomar a cidade estratégica", explicou o representante do Fórum.
"Enquanto os líderes mundiais se reúnem em Nova York esta semana, apelamos ao Conselho de Segurança da ONU e seus estados-membros, incluindo aqueles que apoiam as Partes no conflito, atores regionais, incluindo a União Africana, e governos doadores, para que ajam de acordo com nosso apelo por ações concretas e monitoradas para proteger os civis em Al Fasher", diz uma partes finais do comunicado.

