Explosões no norte do Afeganistão matam 9

Fonte: Wikinotícias

29 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Explosões atingiram dois veículos de passageiros separados no norte do Afeganistão na quinta-feira, matando pelo menos nove pessoas e ferindo outras 13.

Os atentados ocorreram com poucos minutos de intervalo em diferentes partes de Mazar-e-Sharif, capital da província de Balkh, disse Mohammad Asif Waziri, porta-voz da polícia provincial.

“Os alvos parecem ser passageiros xiitas”, disse Waziri.

A afiliada regional do grupo terrorista Estado Islâmico, a Província de Khorasan do Estado Islâmico (ISIS-K), reivindicou a responsabilidade pelas explosões. É o mais recente de uma série de atentados a bomba a sacudir o Afeganistão este mês, matando dezenas de pessoas e ferindo dezenas de outras.

Na semana passada, uma bomba explodiu em uma mesquita muçulmana xiita em Mazar-e-Sharif, matando 12 fiéis e ferindo cerca de 90 outros. Um dia depois, uma bomba explodiu dentro de uma mesquita lotada no nordeste da província de Kunduz durante as orações de sexta-feira, matando 33 pessoas e ferindo quase 50 outras.

Enquanto o ISIS-K reivindicou a responsabilidade pelo atentado à mesquita em Mazar-e-Sharif, ninguém ainda reivindicou o ataque em Kunduz.

O ISIS-K intensificou seus ataques contra a comunidade hazara desde que o Talibã retomou o controle do Afeganistão em agosto de 2021. Os Estados Unidos e as tropas da coalizão se retiraram do país no final daquele mês, encerrando seu envolvimento de quase 20 anos na guerra com o Talibã.

Até 10% dos estimados 40 milhões de habitantes do país são afegãos hazara. A comunidade é considerada o grupo minoritário mais perseguido no Afeganistão e é discriminada por muitos no país de maioria sunita.

O ISIS-K é um grupo militante baseado em sunitas como o Talibã islâmico, mas os dois são inimigos ferrenhos.

O Talibã reiterou em um comunicado nesta semana que suas forças de segurança quase eliminaram a ameaça do ISIS-K no Afeganistão, dizendo que os esforços estão em andamento para desmantelar os poucos esconderijos restantes do grupo terrorista.

Mas os críticos continuam céticos em relação a essas alegações. Eles observam que os militantes do EI demonstraram sua capacidade de atacar à vontade em qualquer lugar do país e representam um desafio fundamental para o Talibã manter a segurança nacional e abordar as preocupações relacionadas ao terrorismo dos vizinhos do Afeganistão, bem como do mundo em geral.

Fontes