Explosão atinge usina química na China, deixa cinco mortos e 19 feridos
27 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nessa terça (27), uma explosão numa usina química na China resultou em cinco mortes e 19 feridos. De acordo com a imprensa local, a unidade industrial, conhecida como Shandong Youdao Chemical, está localizada na província de Shandong, no leste do país.
Segundo o Ministério da China de Gestão de Emergências, equipes de emergência compostas por mais de 200 bombeiros e 55 veículos foram mobilizadas para o local do incidente.
Imagens que se espalham nas mídias sociais mostram uma extensa coluna de fumaça subindo em direção à área industrial. Após a explosão, imagens publicadas na rede social chinesa Weibo mostraram vidros partidos em aldeias vizinhas, com os habitantes relatando terem percebido as vibrações.
Conforme o site da Youdao, a empresa foi estabelecida em agosto de 2019, no complexo químico Gaomi Renhe, localizado na cidade provincial de Weifang. A planta abrange aproximadamente 47 hectares e emprega mais de 300 colaboradores.
A companhia cria, fabrica e vende tecnologia relacionada a pesticidas, produtos farmacêuticos e intermediários químicos finos.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Redação. Explosão atinge usina química na China, deixa cinco mortos e 19 feridos — TV Cultura, 27 de maio de 2025
- ((pt)) Reuters. Explosão atinge usina química na China e deixa 5 mortos; VÍDEO mostra coluna de fumaça — G1, 27 de maio de 2025
- ((pt)) Nectar Gan e Shawn Deng. Ao menos cinco pessoas morrem em explosão em fábrica na China — CNN Brasil, 27 de maio de 2025