Ex-presidente do Malaui afirma que o governo o persegue politicamente

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-presidente do Malawi, Peter Mutharika, acusou o governo de persegui-lo politicamente. Durante uma entrevista coletiva televisionada em sua residência no distrito de Mangochi no sábado, Mutharika citou como exemplos o congelamento de suas contas bancárias e a prisão de dirigentes de seu partido devido a alegações de corrupção. Mas as autoridades dizem que estão apenas cumprindo a lei.

Mutharika, que perdeu para o presidente Lazarus Chakwera durante as eleições do ano passado, enfrenta uma ação judicial por erros administrativos cometidos quando ele estava no cargo.

O último é o caso em que se espera que ele pague cerca de US$ 87.000 em honorários advocatícios ao forçar indevidamente o chefe de justiça Andrew Nyirenda e o juiz de apelação Edward Twea a ficarem de licença durante sua administração.

E em agosto, o Bureau Anticorrupção do Malawi congelou as contas bancárias de Mutharika e sua esposa, Gertrude, como parte das investigações sobre seu papel em um escândalo no qual sacos de cimento no valor de cerca de US $ 6,6 milhões entraram no país sem serem tributados.

Vários esforços dos advogados de Mutharika para descongelar suas contas bancárias não tiveram sucesso.

Mutharika disse a repórteres que o congelamento de suas contas é perseguição da mais alta forma.

“O objetivo é simplesmente criar sofrimento para mim. Mesmo a conta em que meu pacote de aposentadoria entra, essa conta está fechada. Então, minha aposentadoria não pode entrar. A ideia é me tornar totalmente incompetente financeiramente para me impossibilitar de apoiar o DPP (Partido Democrático Progressista) e, portanto, destruir o DPP e fazer uma ditadura unipartidária”, disse.

Batendo em uma mesa enquanto falava, Mutharika pediu ao governo que acabasse com o que ele disse ser uma tendência de perseguir ex-presidentes.

“A perseguição aos ex-chefes de Estado deve parar neste país. Isso não acontece em nenhum outro lugar. Isso não acontece na Zâmbia, Zimbábue, Tanzânia, Ruanda, em qualquer outro lugar. É apenas neste país que esse tipo de estupidez continua existindo. Eu quero que isso pare”, disse Mutharika.

Latim Matenje, analista político da Associação de Ciência Política do Malaui, diz que Mutharika tem razão para pensar que o governo o está perseguindo, considerando o tempo em que suas contas estão congeladas.

“Do meu ponto de vista, congelar as contas de alguém de agosto a abril, quer dizer, é desumano. Alguém poderia se perguntar o que essa pessoa está comendo. Então, para ele alegar que não estou surpreso”, disse ele.

Matenje disse que o governo pode provar que Mutharika está errado, permitindo que ele acesse suas contas bancárias enquanto a investigação do caso avança. Matenje, no entanto, culpou Mutharika por fazer comparações semelhantes com um ex-presidente.

“O telefonema em si é justificável, mas não dele. É surpreendente que ele esteja fazendo isso porque ele fez o mesmo com a Dra. Joyce Banda porque ela deixou Malaui; ela saiu por causa da perseguição aqui”, disse Matenje.

Em 2014, Banda, que foi o antecessor de Mutharika, fugiu do país após ser implicado no que ficou conhecido como o escândalo Cashgate, no qual funcionários do governo desviaram milhões de dólares de dinheiro público.

Reagindo às acusações de Mutharika, o porta-voz do governo Gospel Kazako disse que Mutharika está errado ao alegar perseguição.

Kazako, que também atua como ministro da Informação, diz que o governo está apenas cumprindo as leis do país.

Fontes