Ex-prefeito de Toronto, Canadá, Rob Ford morre após lutar contra tumores cancerosos

Fonte: Wikinotícias
Rob Ford em 2011.
Imagem: The City of Toronto.

22 de março de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ex-prefeito de Toronto (no Canada), Rob Ford morreu na terça-feira aos 46 anos de idade, depois que os médicos descobriram um tumor canceroso em seu abdômen em 2014 e mais duas em sua bexiga em 2015.

Uma declaração emitida pelo chefe de equipe Dan Jacobs chamou Ford de "dedicado homem às pessoas" e que "passou a vida servindo os cidadãos de Toronto."

O antigo prefeito, cujo pai, um homem de negócios (ou empresário), serviu como um membro do Parlamento Provincial de Ontario, foi eleito para o cargo em 2010. Antes de entrar na sala, ele serviu como um conselheiro pela Ward 2 Etobicoke North, um distrito em Toronto. Ele se descreveu como um "cara normal" que queria mostrar "respeito pelos contribuintes" e as medidas propostas que reduzam os impostos. Ford era conhecido por pessoalmente retornando telefonemas para eleitores e hospedando um churrasco de verão a cada ano.

Como prefeito, Ford apoiou expansão do sistema de metrô na cidade sobre a expansão de trânsito através de meios mais baratos; isso causou debate no seio do conselho da cidade. Ford também implementou medidas de redução de custos para o contribuinte, incluindo a abolição de um imposto de matrícula do veículo.

Em 2013, Ford recebeu cobertura da mídia mundial, depois que um vídeo aparentemente mostrando Ford fumando crack e cocaína, ser mostrado pela imprensa. Isso fez com que a polícia iniciar a investigar Ford e descobrir que ele tinha ligações com traficantes de drogas. Em novembro do mesmo ano, Ford admitiu que ele pode ter fumado crack em um "bêbado". Nos vídeos aparentemente mostram Ford fazendo comentários ofensivos a minorias e mulheres vieram à tona. O escândalo resultante levou o Conselho da Cidade de Toronto a remover os poderes do Ford; ele não foi afastado do cargo devido a uma tecnicalidade.

Fontes