Evento natural raro: 90 mil tartarugas nascem no Brasil!

Fonte: Wikinotícias

29 de dezembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No Rio Purus, famoso afluente do Amazonas, mais de 90.000 filhotes de tartarugas de rio eclodiram de seus ninhos para marcar um fenômeno muito especial na Reserva Biológica de Abufari.

"O período de incubação é sempre uma fase de grande expectativa. É o resultado final de todo um esforço de conservação de tantos. Começamos o monitoramento antes do período de nidificação, cerca de três a quatro meses antes", indica Camila Ferrara, especialista em tartarugas da WCS Brasil.

Sem dúvida, o resultado do monitoramento rendeu frutos extravagantes, já que os cientistas puderam testemunhar o nascimento de 71.000 jovens no primeiro dia e cerca de 21.000 nos dias seguintes. Este surto massivo é a recompensa do trabalho de conservação imparável, além de um empurrão mágico da natureza. A incubação em massa é uma estratégia de sobrevivência importante para os bebês tartarugas. Também é um evento raro, pois ocorre em poucos lugares do mundo e com poucas outras espécies.

O futuro das tartarugas brasileiras

No entanto, deve-se considerar que nem todos os integrantes desse massivo tsunami de tartarugas marinhas no Brasil sobreviverão. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), os filhotes enfrentam todos os tipos de predadores e obstáculos no caminho para o mar e dentro dele.

Estima-se que entre uma em 1.000 e uma em 10.000 tartarugas marinhas sobrevivam e atinjam a idade adulta. Considerando este panorama difícil, grupos conservacionistas estudam enormes populações de bezerros para ajudar a melhorar a proteção das espécies e garantir que pelo menos os humanos não estejam envolvidos neste ciclo natural.

Segundo a Wildlife Conservation Society (WCS) do Brasil, a Amazônia é um dos habitats naturais mais ameaçados do planeta. As principais ameaças estão relacionadas com a deflorestação, com a construção de barragens e de estradas e com as explorações mineiras. O crescimento desordenado das áreas urbanas cria pressão nos recursos naturais, nomeadamente nos recursos hídricos do Rio Amazonas. Nesta área é cada vez mais comum o comércio ilegal de peixes, de tartarugas e de carnes de espécies exóticas.

É possível que à primeira vista pareçam animais indefesos e acredita-se que seu desenvolvimento não afeta de forma alguma a vida humana. No entanto, as tartarugas gigantes da América do sul fornecem importantes serviços ambientais. Entre algumas de suas contribuições para o planeta está a contribuição para o fluxo de energia, o ciclo dos nutrientes, a coleta e a dinâmica do solo, entre outras contribuições possivelmente ainda desconhecidas.

Notícia Relacionada

Fonte