Estados Unidos suspendem operações da embaixada em Minsk e ordenam saída de funcionários não essenciais de Moscou

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Departamento de Estado americano anunciou nesta segunda-feira, (28), ter suspendido as operações da embaixada em Minsk, na Bielorrússia, e autorizado a saída voluntária de funcionários não emergenciais e familiares da missão diplomática em Moscou, na Rússia.

Em comunicado, o secretário de Estado Antony Blinken disse que o Departamento de Estado tomou as medidas por razões de segurança decorrentes do “ataque não provocado e injustificado das forças militares russas na Ucrânia”.

Ele acrescentou que o Departamento ajusta continuamente a sua postura nas embaixadas e consulados em todo o mundo com base no ambiente de segurança local e na situação da saúde.

“Em última análise, não temos prioridade maior do que a segurança dos cidadãos dos Estados Unidos, e isso inclui nosso pessoal e seus dependentes que serve em todo o mundo”, sublinhou Blinken.

No início de fevereiro, a embaixada dos Estados Unidos na capital da Ucrânia, Kiev, transferiu as operações para a cidade ocidental de Lyiv em meio às tensões com a Rússia.

Fonte

  • ((pt)) VOA Português. EUA suspendem operações da embaixada em Minsk e ordenam saída de funcionários não essenciais de Moscovo — Voz da América <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AEstados+Unidos+suspendem+opera%C3%A7%C3%B5es+da+embaixada+em+Minsk+e+ordenam+sa%C3%ADda+de+funcion%C3%A1rios+n%C3%A3o+essenciais+de+Moscou&rft.au=VOA+Portugu%C3%AAs&rft.btitle=EUA+suspendem+opera%C3%A7%C3%B5es+da+embaixada+em+Minsk+e+ordenam+sa%C3%ADda+de+funcion%C3%A1rios+n%C3%A3o+essenciais+de+Moscovo&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=Voz+da+Am%C3%A9rica&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.voaportugues.com%2Fa%2Feua-suspendem-opera%C3%A7%C3%B5es-da-embaixada-em-minsk-e-ordena-sa%C3%ADda-de-funcion%C3%A1rios-n%C3%A3o-essenciais-de-moscovo%2F6463295.html&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">