Estados Unidos entregam a Moçambique mais 336 mil doses de vacina contra a COVID-19

Fonte: Wikinotícias

proteçãoproteção

24 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Governo dos Estados Unidos entregou nesta sexta-feira (24), ao Ministério da Saúde de Moçambique, 336 mil doses da vacina da Johnson & Johnson, aumentando para quase 638.400 doses de imunizantes doados a Maputo.

"Na qualidade de maior doador bilateral de vacinas a Moçambique, os Estados Unidos têm o prazer de fazer parte deste esforço global coordenado para levar apoio vital ao povo de Moçambique”, afirmou o embaixador americano em Maputo, Dennis W. Hearn, quem acrescentando numa nota da representação diplomática que “estas vacinas irão preencher uma necessidade importante para combater com sucesso o vírus".

O representante de Washington em Maputo destacou que este “é outro exemplo da força da relação EUA-Moçambique, com base em décadas de cooperação no campo da Saúde entre Moçambique e os Estados Unidos”.

Em julho, foram entregues 302.400 doses da mesma vacina.

“O Governo dos Estados Unidos tem prestado apoio de forma atempada e contínua à resposta de Moçambique à pandemia da Covid-19, incluindo a assistência avaliada em 62,5 milhões de dólares”, que inclui 50 ventiladores doados ao Ministério da Saúde em 2020, equipamento de proteção pessoal para profissionais de saúde, equipamento de laboratório e oxigénio, formação e financiamento para o aumento do pessoal médico, entre outras iniciativas.

A nota da embaixada americana sublinha que “os Estados Unidos estão empenhados em liderar a resposta global contra a Covid-19 porque é a coisa certa a fazer e irá tornar o mundo mais seguro”.

A ajuda americana a Moçambique ascende a 500 milhões de dólares anuais.

Fonte