Estados Unidos aprovam venda de foguetes para Finlândia

3 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos aprovaram temporariamente a venda de um sistema de foguetes para a Finlândia no dia 2.

O Departamento de Defesa dos EUA disse em comunicado no mesmo dia que o Departamento de Estado aprovou provisoriamente a venda do sistema de foguetes múltiplos guiados (GMLRS) e equipamentos relacionados à Finlândia por um valor de US$ 535 milhões.

“A Finlândia planeja usar esses bens e serviços de defesa para aumentar seu estoque nacional (de armas) e fortalecer suas capacidades de defesa terrestre e aérea no norte da Europa”, acrescentou.

“Devido ao agravamento da situação de segurança na Europa, aumentar o estoque nacional (de armas) é muito importante para as capacidades de defesa e dissuasão da Finlândia”, disse ele.

Recentemente, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, a Finlândia rompeu com o estado neutro que mantinha desde o final da década de 1940 e se juntou à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) junto com a Suécia.

Em particular, em uma coletiva de imprensa conjunta entre os dois líderes no dia 1º, Finlândia e Suécia sugeriram a possibilidade de implantar armas nucleares táticas em seus países após a adesão à OTAN.

A Finlândia compartilha uma fronteira de 1.340 km com a Rússia.

Fontes