Saltar para o conteúdo

Estados Unidos: Shutdown entra no 7º dia com atrasos em aeroportos

De Wikinotícias

7 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (7), nos Estados Unidos, atrasos e cancelamentos de voos aumentam à medida que o país entra no sétimo dia do "shutdown". Essa paralisação parcial dos serviços públicos ocorre devido ao congelamento do orçamento, que não foi aprovado pelo Congresso.

A Administração Federal de Aviação (FAA) comunicou que a escassez de funcionários resultou em atrasos em diversos aeroportos americanos na segunda-feira (6), entre eles Las Vegas, Denver e Newark, que serve a cidade de Nova Iorque.

Aproximadamente 13 mil controladores e 50 mil agentes da Administração de Segurança no Transporte (TSA) permanecem obrigados a trabalhar, porém sem remuneração. Os controladores devem perder o primeiro pagamento no dia 14 de outubro.

O secretário de Transportes, Sean Duffy, declarou que aumentou a quantidade de controladores de tráfego aéreo que não compareceram ao trabalho desde o começo da paralisação do governo. Ele também afirmou que, em certas áreas, a equipe de controle de tráfego aéreo foi reduzida em 50%.

Informações do FlightAware indicam que mais de 4 mil voos nos Estados Unidos foram impactados na segunda-feira. Em Denver, 29% dos pousos atrasaram; em Newark, 19%; e em Las Vegas, 15%. Os atrasos também foram causados pelas condições meteorológicas.

O grupo Airlines for America, que inclui companhias como United, Delta, American e Southwest, avisou que, durante a interrupção dos repasses, o sistema "pode precisar desacelerar", o que impacta a eficiência e o fluxo de passageiros. A situação pode se agravar durante a semana. De acordo com a mídia americana, um órgão encarregado de financiar voos para pequenos aeroportos pode ficar sem recursos a partir de domingo (12). Como resultado, diversas cidades podem ficar sem transporte aéreo.