Estados Unidos: Senadores republicanos bloqueiam debate sobre maior controlo na venda de armas

Fonte: Wikinotícias

27 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os senadores bloquearam as tentativas dos democratas de iniciar o debate sobre uma lei para combater o terrorismo doméstico, ao mesmo tempo que os dois partidos anunciaram o início de conversações par encontrar a melhor forma de combater a violência armada.

A Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, aprovou uma legislação que reforça o controlo dos antecedentes de compradores de armas na semana passada, após o tiroteio que matou 10 pessoas num supermercado em Buffalo, no Estado de Nova Iorque, a mãos de um adolescente branco, acusado de crime de ódio.

A tentativa dos democratas de iniciar o debate sobre a lei contra o terrorismo doméstico, dois dias depois de um jovem de 18 anos ter morto 19 crianças e dois professores numa escola primária no Texas, esbarrou com uma votação de 47 votos a favor e 47 contra, muito abaixo dos 60 necessários para que o assunto fosse agendado.

Os democratas não conseguiram todos os votos dos seus 50 senadores.

Os republicanos dizem que o projeto de lei sobre terrorismo doméstico não dá ênfase suficiente ao combate à violência de grupos de extrema-esquerda.

O projeto de lei pretende criar departamentos no FBI, a polícia federal de investigação, no Departamento de Segurança Interna e no Departamento da Justiça especializados em terrorismo doméstico.

Em resposta, alguns republicanos disseram que o Governo já tem poderes para rastrear a atividade, não sendo, portanto, necessária qualquer nova legislação.

Fonte