Estados Unidos: juiz federal bloqueou o decreto anti-imigração

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O juiz James Robart emitiu uma liminar que bloqueia temporariamente o decreto presidencial 13.769 em todo o território dos Estados Unidos. "A decisão do juiz Robart entra em vigor imediatamente e suspende o decreto inconstitucional e ilegal do presidente Trump", disse Bob Ferguson, o ministro responsável pela reclamação.

A Casa Branca respondeu imediatamente, em um comunicado, chamando a decisão de "escandalosa" e pretende apresentar uma liminar de emergência para anular a decisão do juiz Robart. Os advogados que representam Trump argumentam que o presidente está dentro de seus direitos e que a medida é motivada por preocupações de segurança nacional. Na manha do sábado o presidente Trump postou no Twitter uma crítica a decisão do juiz federal.

Anteriormente o Departamento de Estado tinha afirmado que cerca de 60.000 vistos tinham sido provisoriamente cancelados na sequência da ordem presidencial proibindo temporariamente a entrada de cidadãos de sete países do Médio oriente e suspendendo indefinitivamente ao programa de entrada de refugiados sírios

De acordo com o New York Times, algumas companhias aéreas estão aceitando passageiros vindos dos sete países afetados pelo decreto.

Notícias Relacionadas

Fontes