Estado de saúde do opositor russo Vladimir Kara-Murza piorou

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O estado de saúde do político da oposição russa Vladimir Kara-Murza, que está preso em um centro de detenção provisória desde abril de 2022, piorou tanto que ele não pôde ser levado à segunda audiência do Tribunal da Cidade de Moscou na quinta-feira.

O diagnóstico feito oficialmente a Vladimir pelo neurologista chefe do Serviço Penitenciário Federal de Moscou é polineuropatia (como consequência de dois envenenamentos em 2015 e 2017, dizem os advogados).

Depois que a audiência foi adiada para a segunda-feira seguinte, os advogados de Kara-Murza fizeram uma declaração à imprensa.

“A reunião de hoje confirmou, infelizmente, a informação alarmante de que a condição de Vladimir Kara-Murza se deteriorou seriamente durante sua estada no centro de detenção”, disse o advogado. “Ele desenvolveu polineuropatia. Obviamente, isso é consequência de dois envenenamentos graves em 2015 e 2017, que se agravaram durante permanência no centro de detenção provisória”.

Os advogados prometeram tomar todas as medidas possíveis para o exame rápido de Kara-Murza em um hospital civil e para seu tratamento. A defesa também vai levantar a questão da alteração da medida cautelar.

Três processos criminais foram iniciados contra Vladimir Kara-Murza: traição, notícias falsas sobre o exército russo e atividades de uma “organização indesejável”. Ele nega as acusações e afirma ser perseguido pelo governo de Vladimir Putin.

Fontes